maio de 68

A partir de maio de 1968,

ocorreu um período de agitação civil em toda a França, que durou sete semanas e foi marcado por manifestações, greves gerais e ocupação de universidades e fábricas. No auge dos acontecimentos, que desde então ficaram conhecidos como maio de 68, a economia francesa parou. Os protestos chegaram a um ponto que fez com que os líderes políticos temessem uma guerra civil ou uma revolução; o governo nacional deixou de funcionar por pouco tempo depois de o Presidente Charles de Gaulle ter fugido secretamente de França para a Alemanha Ocidental, no dia 29. Os protestos estão por vezes ligados a movimentos semelhantes ocorridos na mesma altura em todo o mundo, que inspiraram uma geração de arte de protesto sob a forma de canções, graffitis imaginativos, cartazes e slogans.

A agitação começou com uma série de protestos de ocupação estudantil de extrema-esquerda contra o capitalismo, o consumismo, o imperialismo americano e as instituições tradicionais. A forte repressão policial dos manifestantes levou as confederações sindicais francesas a apelar a greves de solidariedade, que se espalharam muito mais rapidamente do que o esperado, envolvendo 11 milhões de trabalhadores, mais de 22% da população francesa na altura.

O movimento caracterizou-se por uma disposição espontânea e descentralizada, o que criou contrastes e, por vezes, até conflitos entre os sindicatos e os partidos de esquerda. Foi a maior greve geral jamais tentada em França e a primeira greve geral selvagem de âmbito nacional.

*cliquem aqui para a próxima parte!

tab 2 pages
text goes here
text goes here
tab 3 pages
tab 4 pages
text goes here!
tab 5 pages
text goes here!
text goes here
text goes here
text goes here
text goes here
text goes here
text goes here